AIMMS é a plataforma mais robusta hoje disponível no mercado para o desenvolvimento de sistemas de decisão baseados em modelos de otimização. Dessa forma, se apresenta como uma poderosa ferramenta de auxílio ao trabalho de profissionais com formação em pesquisa operacional. Ao mesmo tempo, um número cada vez maior de corporações no mundo a tem utilizado em suporte a seus processos de planejamento.

Essa página inclui uma breve introdução às principais características dessa plataforma, assim como referências a outras páginas deste site.

Componentes

Aplicações

Muitas organizações multinacionais hoje se utilizam de aplicações desenvolvidas em AIMMS como suporte a decisões de naturezas diversas (otimização de processos, gestão operacional, financeira, gerencial). Alguns exemplos incluem ArcelorMittal, Perdigão, Aurora Alimentos, Sadia, JBS-Friboi, Coteminas, Votorantim, Petrobrás, Areva, Barclays, Bayer, BP, DHL, Dow, Heineken, LyondellBasell, Merck, Petrobras, Philips, e Shell.

Além de seu uso em ambiente corporativo, o AIMMS é também adotado em diversas universidades, em suporte às suas atividades de pesquisa e ensino.

Áreas de aplicação do AIMMS incluem:

Implementação

A implementação de um sistema de planejamento (ou decisão) em AIMMS envolve inicialmente a definição da estrutura básica de um modelo de otimização. Conforme o aprimoramento desse modelo ocorra, espera-se que este venha a representar, de forma cada vez mais integrada, as atividades da organização em questão. Tipicamente, procura-se captar os elementos mais críticos da operação, e seus efeitos sobre a cadeia, de forma consistente com o tamanho dos períodos especificados no horizonte de planejamento. De preferência, o desenvolvimento do sistema deve ser realizado interativamente, permitindo uma constante troca de informação e conhecimento entre os engenheiros de implementação e seus futuros usuários. O AIMMS facilita tais interações ao disponibilizar um ambiente robusto em suporte à implementação de elementos de interface gráfica. Elementos esses que auxiliam na preparação de cenários de simulação e manipulações de parâmetros diversos do modelo matemático propriamente dito. Seguindo-se a metodologia sugerida, conforme evoluam as atividades de implementação e validação, consultores de desenvolvimento passam a realizar simulações de cenários cada vez mais pertinentes ao contexto real das atividades de planejamento, incentivando o engajamento de usuários. O quanto antes houver tal engajamento, melhor, pois assim se evita o dispêndio de tempo e recursos em esforços pouco relacionados aos reais objetivos do projeto.

Para facilitar o exame de versões preliminares de sistemas desenvolvidos em AIMMS, ou dos resultados de simulações, o AIMMS disponibiliza o AIMMS Viewer. Através desse recurso, usuários e clientes podem examinar os resultados do processo de desenvolvimento, implementação e operação do sistema, a partir de suas próprias máquinas sem que tenham nelas instaladas o AIMMS e sua licença de uso.

Em alguns casos, conforme prioridade da organização em questão, o AIMMS pode servir meramente como uma componente de otimização, sem que suas interfaces gráficas sejam utilizadas. Neste tipo de configuração, apenas o seu modelo de otimização é integrado (ou embutido) ao sistema do cliente. Seja este o sistema de gestão (ERP) ou outro tipo de aplicação (em Excel, por exemplo).

Serviços e Suporte

O AIMMS é desenvolvido e comercializado pela Paragon Decision Technology (Paragon). A Paragon dá suporte a seus usuários e regularmente oferece cursos introdutórios ao AIMMS (com duração de dois dias). O AIMMS é fornecido juntamente com uma extensa documentação, disponível em livros e forma eletrônica (PDF). Incluso nessa documentação, encontra-se uma extensa biblioteca de exemplos de aplicações e tutoriais (para iniciantes e usuários avançados). O AIMMS inclui também um menu de ajuda a partir do qual se pode buscar informação a respeito de cada função disponível no sistema, além de um manual contendo a descrição de todas as funções existentes no sistema.

Para melhor servir seus clientes, a Paragon trabalha em estreita colaboração com parceiros de implementação (AIMMS Service Partners), ofertando serviços de consultoria perfeitamente adaptados às necessidades específicas de cada setor empresarial e suas localidades.

Um pacote educacional atractivo

Para atividades de ensino e pesquisa sem fins lucrativos a Paragon oferece às universidades uma licença completa do AIMMS em versão educacional (AIMMS Free Academic License). Nessa versão o AIMMS vem disponível com um conjunto padrão de solvers (CBC, IPOPT [COIN-OR], AOA). A versão educacional aqui descrita pode ser ampliada (upgraded) com a adição de versões completas (e tamanho ilimitado) do CPLEX, GUROBI, XA, CONOPT, KNITRO, BARON, LGO, SNOPT e MINOS. Inclui também licença para uso ilimitado em rede, podendo ser disponibilizada, portanto, para todos os pesquisadores e alunos com acesso à rede da universidade. Além disso, permite a distribuição de uma versão gratuita em tamanho limitado aos alunos, facilitando, assim, a realização de trabalhos fora da universidade. O pacote inclui, finalmente, uma licença ilimitada (stand-alone) e direito a atualizações anuais (free annual updates).